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Psicoterapia Individual

A terapia individual é um trabalho em conjunto entre um terapeuta e uma pessoa em terapia. Os objetivos da terapia podem ser de lhe inspirar mudanças ou melhorar a sua qualidade de vida. Mas ela também pode ser utilizada para ajudar a lidar com problemas que são difíceis de se lidar sozinho. A psicoterapia individual também é chamada de terapia, terapia da fala.

A psicoterapia pode ajudar as pessoas a superarem os obstáculos ao seu bem-estar. Pode também aumentar os sentimentos positivos como auto-estima e compaixão

A terapia pode ser o local para aprender habilidades para lidar com situações difíceis, tomar decisões saudáveis nas diversas areas da vida ( familiar, trabalho, projetos de vida) e para alcançar objetivos.

Muitas pessoa também procuram a psicoterapia para o autoconhecimento e para se desenvolverem mais. 

QUANDO É MELHOR BUSCAR A TERAPIA?

Se um problema causar angústia ou interferir na vida diária pode ser o momento de se procurar cuidado. A angústia pode se tratar de pensamentos negativos, sentimentos negativos, comportamentos ou até mesmo uma sensação corporal, como dor ou fadiga. É importante não esperar até que os sintomas se tornem graves antes de ir para a terapia. Pode ser melhor você procurar a psicoterapia se você estiver frequentemente infeliz ou se sentir sobrecarregado e sem esperanças em relação a questões em sua vida.

A terapia também pode ajudar se você não puder se concentrar no trabalho ou na escola, apresentar crises de ansiedade.

A psicoterapia é uma ferramenta importante também para manutenção da perda de peso após procedimentos cirúrgicos para emagrecimento. Dentro do desenvolvimento pessoal nessa área, ajuda a pessoa a entender o modo como se relaciona com a comida e a enfrentar o desafio do processo de se perder peso com mais sucesso

Algumas pessoas podem evitar o tratamento, e há muitas razões para isso. Algumas dessas razões incluem:

* Preocupar-se com o estigma que pode vir com os cuidados de saúde mental;

* Sentimentos de vergonha;

* Não querendo reconhecer que alguma coisa está errada;

* Temer que as discussões no tratamento não fiquem confidenciais;

No entanto, estatísticas mostram que problemas de saúde mental são comuns nos Brasil. De fato, 1 em cada 5 adultos pode ser afetado. Pode ser útil lembrar que os terapeutas são profissionais treinados que fornecem suporte e mantêm a confidencialidade. Estamos acostumados a ajudar as pessoas a lidar com problemas dolorosos ou embaraçosos. E, embora o estigma em torno da saúde mental ainda possa surgir, mais pessoas estão se tornando confortáveis ​​em falar sobre suas opções de saúde mental com aqueles em quem confiam.

Um psicólogo capacitado pode ajudar as pessoas a realizarem mudanças no estilo de vida. Eles também podem ajudar a identificar as causas subjacentes dos sintomas e fornecer estratégias para mudar pensamentos e comportamentos indesejáveis. A terapia pode equipar as pessoas com habilidades para controlar os sintomas, reduzir o estresse e melhorar sua qualidade de vida.

O QUE A PSICOTERAPIA PODE AJUDAR?

Como psicologa, a psicoterapia pode ajudar a tratar problemas mentais, emocionais, físicos e comportamentais. As preocupações que podem ser discutidas na terapia incluem, mas não estão limitadas a:

* Ansiedade

* Estresse

* Alimentos e problemas alimentares

* Raiva

* Relacionamento ou desafios no casamento

* Problemas familiares

* Insônia

* Sexualidade

QUEM FORNECE TERAPIA INDIVIDUAL?

Normalmente psicólogos e alguns psiquiatras que se especializaram nessa modalidade. Os padrões para se tornar um terapeuta geralmente dependem do conselho de licenciamento. Aqui o conselho é o Conselho Regional de Psicologia.

Além do atendimento em psicologia para as questões acima possuo especializações na área de transtornos alimentares e obesidade. Em avaliações para cirurgia bariátrica e psicoterapia para manutenção da perda de peso. 

O QUE ESPERAR DURANTE A TERAPIA INDIVIDUAL

A primeira sessão de terapia geralmente se concentra na coleta de informações. Um terapeuta fala com a pessoa em tratamento sobre sua saúde física, mental e emocional do passado, embora o foco principal seja nas questões do presente o no motivo pelo qual você está ali. Pode levar algumas sessões para um terapeuta ter uma boa compreensão da situação. Só então podemos abordar preocupações e determinar o melhor curso de ação. 

A pessoa em terapia também pode usar sua primeira sessão para decidir se o estilo do terapeuta é adequado às suas necessidades. Encontrar um terapeuta com o qual você se sente confortável é vital para o sucesso do tratamento. 

A princípio, pode ser difícil falar sobre experiências passadas ou preocupações atuais. As sessões podem provocar emoções intensas. É possível ficar chateado, com raiva ou triste durante o tratamento. Mas muitas pessoas apreciam o fato de poder conversar assuntos que não poderiam conversar em outro lugar.

Como psicologa, posso atribuir "lição de casa" para ajudar as pessoas a se desenvolverem sobre o tópico que se discute na terapia. Com o passar do tempo, busco que as pessoas em terapia possam desenvolver um humor mais positivo e padrões de pensamento mais saudáveis.

Você pode esperar confidencialidade durante as sessões de terapia. Mas, um terapeuta pode quebrar a confidencialidade se alguém estiver em perigo imediato de prejudicar a si mesmo ou aos outros. Os terapeutas também podem fazer isso se exigido por leis federais ou estaduais. Muitos terapeutas explicam os limites da confidencialidade e fornecem orientações por escrito durante a primeira sessão de terapia.

COMO A PSICOTERAPIA FUNCIONA?

Existem muitas formas de terapia. Alguns tipos de tratamento funcionam melhor que outros quando lidam com problemas diferentes. É comum os terapeutas combinarem idéias de diferentes abordagens ao abordar as necessidades de uma pessoa.

 A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) ajuda as pessoas a ver a conexão entre pensamentos, emoções e comportamentos. Então, as pessoas podem substituir padrões de pensamentos negativos por positivos. A crença por trás da TCC é que os pensamentos saudáveis ​​geralmente promovem sentimentos positivos e ações produtivas.

QUANTO TEMPO DURANTE A TERAPIA INDIVIDUAL?

Sessões de terapia individual geralmente duram de 45 a 50 minutos. A frequência e por quanto tempo eles acontecerão dependem de muitos fatores, incluindo:

* A condição de saúde mental abordada e sua gravidade

* A quantidade de tempo que a pessoa em terapia teve o problema

* Quanto a questão afeta a vida cotidiana

* Quanta aflição o problema causa

* Com que rapidez a pessoa em terapia melhora

Algumas preocupações podem ser tratadas por meio de terapia de curto prazo durante algumas semanas. No entanto, preocupações crônicas ou mais complexas podem exigir tratamento de longo prazo.

EFICÁCIA DA TERAPIA INDIVIDUAL

Mesmo que a terapia não cure uma condição, ela pode ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades saudáveis ​​de enfrentamento. A determinação de ser ativo na terapia e na cura é essencial para atingir os objetivos e promover um relacionamento terapêutico positivo. Encontrar o terapeuta certo também é crucial para o processo de tratamento.

Pesquisas mostram que a terapia pode resultar em menos recaídas de condições comuns, incluindo depressão moderada e ansiedade. Além disso, indica que os efeitos positivos da boa terapia vão além do tratamento. Muitas pessoas relatam melhores condições na qualidade de vida depois do término da terapia. A terapia é frequentemente mais eficaz do que a medicação psicotrópica ou tratamentos médicos sozinhos. Quando usados ​​por conta própria, esses tratamentos podem causar efeitos colaterais prejudiciais. Muitas abordagens terapêuticas também são baseadas em evidências. Isso significa que eles foram sujeitos a estudos de pesquisa e observações clínicas para testar sua eficácia.

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© 2018 para Adriana Faleiros, Psicóloga em SJC. Criado por Medmidia.